Skip links
Published on: Blog

Auditoria: ônus ou bônus?

A auditoria é um processo independente de verificação de conformidade contra Normas nacionais ou internacionais no escopo estabelecido pela organização. Esta profissão requer disciplina, muito conhecimento, concentração e também muita renúncia… O lado bom de ser auditor é o conhecimento que é agregado ao longo dos anos, tanto no âmbito técnico e intelectual, quanto no lado pessoal. São várias empresas, várias pessoas, diferentes culturas, diferentes formas de Gestão, experiências únicas, cidades diversas, pontos de vistas que agregam e te ensinam. Sim, você como auditor aprende muito e sempre há um ponto de vista diferente e revelador que é muito bem vindo.

Mas realmente nem tudo são flores. Voltando ao assunto “renúncia”, auditoria requer que se peguem vôos às 04h00 a.m, carro antes do amanhecer do dia, estradas desconhecidas, finais de semana e dias longe da família, pessoas despreparadas, que nem sempre emanam a energia positiva que você espera. Pelo contrário, muitas vezes, a empresa se prepara o ano todo para aquela auditoria e em apenas 2 ou 3 dias você deve ser capaz de atender todas as expectativas dos integrantes daquela empresa e o clima nem sempre lhe é favorável….

Bem, agora que expus o ônus e o bônus, faça sua escolha. Mas lembre que como toda boa profissão requer primeiramente ética, bom senso, conhecimento técnico, adquirido através de treinamentos e leituras, e boa comunicação. Podemos ser mal entendidos se não soubermos expressar bem com as palavras, sem prejudicar ninguém da equipe auditada e equipe auditora. Como diz o ditado “O sucesso vem de um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração.” (Thomas Edison) Ou ainda “Querer ser bem sucedido sem trabalhar duro é como querer colher sem plantar.” (David Bly) Bom trabalho e sucesso!!!

Deixe um comentário