Skip links

Serviços

Trabalhamos com consultoria, auditoria interna, treinamentos e diagnóstico para empresas da cadeia de alimentos e serviços de alimentação, como:

Consultoria e Auditoria

Clique para saber mais

Assessoria e Mentoria

Clique para saber mais

Cursos e Treinamentos

Clique para saber mais

Rotulagem e Regulatórios

Clique para saber mais

O que fazemos

Consultoria e Auditoria

Com mais de 14 anos de experiência, afirmamos com tranquilidade que estamos aptos a atender às demandas do mercado para indústrias de alimentos, bebidas e embalagens, hotéis, restaurantes, bares, Resorts e serviços de alimentação em geral.

Realizamos consultoria, auditoria e diagnóstico em Qualidade e Segurança de Alimentos para todas as empresas da cadeia de produção e preparação de alimentos, como:

BPF – Boas Práticas de Fabricação, inclusive Manual de Boas Práticas;

As Boas Práticas de Fabricação e os Procedimentos Operacionais Padronizados são enquadrados como programas de pré-requisitos para um Sistema de Segurança de Alimentos.

De acordo com a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, as Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos. A legislação sanitária federal regulamenta essas medidas em caráter geral, aplicável a todo o tipo de indústria de alimentos, e específico para determinadas categorias de alimentos.

A ANVISA publicou a exigência da implementação dos 8 procedimentos operacionais em 2002, de acordo com o SSOP- Sanitation Standard Operating Procedures dos Estados Unidos.

O Manual de Boas Práticas e os Procedimentos Operacionais Padronizados são documentos que descrevem as atividades e procedimentos das empresas que produzem, manipulam, transportam, armazenam e/ou comercializam alimentos. Neles são descritas as práticas que estas empresas adotam para garantir que os alimentos produzidos que sejam aos consumidores.

Legislação Geral

Resolução – RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002

Essa Resolução foi desenvolvida com o propósito de atualizar a legislação geral, introduzindo o controle contínuo das BPF e dos Procedimentos Operacionais Padronizados, além de promover a harmonização das ações de inspeção sanitária por meio de instrumento genérico de verificação das BPF. Portanto, é ato normativo complementar à Portaria SVS/MS nº 326/97.

Portaria SVS/MS nº 326, de 30 de julho de 1997

Baseada no Codex Alimentarius e harmonizada no Mercosul, essa Portaria estabelece os requisitos gerais sobre as condições higiênico-sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos.

Portaria MS nº 1.428, de 26 de novembro de 1993

Dispõe, entre outras matérias, sobre as diretrizes gerais para o estabelecimento de Boas Práticas de Produção e Prestação de Serviços na área de alimentos.

APPCC/ HACCP de acordo com Codex Alimentarius ou ISO 22000

Nestes últimos anos, os estabelecimentos produtores de alimentos foram diretamente afetados por um grande aumento de regulamentos, como Segurança dos Alimentos. Hoje, as ferramentas APPCC/ HACCP (Análises de Perigos e Pontos Críticos de Controle/ Hazard Analysis Critical Control Point) são cada vez mais utilizadas nas indústrias de alimentos no mundo. Os princípios do APPCC/ HACCP, de acordo com Codex Alimentarius , exigem que um sistema de Segurança de Alimentos efetivo seja estabelecido através da aplicação de uma abordagem sistemática de analises de perigos.

Cada vez mais, empresas que fazem parte da cadeia de alimentos devem ser capazes de demonstrar que possuem um sistema APPCC/HACCP eficaz, adequando-se aos requisitos nacionais e internacionais. Através do APPCC/ HACCP é possível adotar uma abordagem normalizada para garantir a Segurança dos Alimentos, ajudando a empresa a demonstrar seu compromisso no cumprimento das exigências legais e dos clientes, podendo dar maior suporte a uma defesa em caso de alguma diligência apontada.

ISO 9001 - Sistema de Gestão da Qualidade

ISO 9001 é um conjunto de requisitos com objetivo de orientar as empresas no Sistema de Gestão da Qualidade, satisfazendo às necessidades dos clientes, buscando a melhoria contínua e assegurando a competitividade das empresas.

ISO representa a sigla de organização internacional de normalização que congrega mais de 20 países no mundo. Vem do grego “igualdade”, justificando porque a norma facilita o comércio e o relacionamento das empresas no âmbito nacional e internacional.

No Brasil, a ISO é representada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A série ISO 9001 é constituída por:

  •  ISO 9000 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Fundamentos e Vocabulário (substituindo a ISO 8402 e ISO 9000 – 1)
  • ISO 9001 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos
  • ISO 9004 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Diretrizes para melhorias no desempenho (substituindo a ISO 9004 – 1)
  • ISO 19011 – Diretrizes sobre auditoria de sistemas de gestão da qualidade e ambiental

A Norma consiste de requisitos listados a seguir:

  1. Escopo
  2. Referências normativas
  3. Termos e definições
  4. Contexto da Organização
  5. Liderança
  6. Planejamento do Sistema de Gestão da Qualidade
  7. Suporte
  8. Operação
  9. Avaliação de Desempenho
  10. Melhoria

Importância da ISO 9001

Um sistema da qualidade eficiente, focado no cliente, em resultados e partes interessadas é uma necessidade para o mercado competitivo atual.

ISO 22000 ou FSSC 22000 - Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos

Conhceça o nosso Curso Online de Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos

A norma ISO 22000 – Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos,  fornece uma estrutura com requisitos harmonizados internacionalmente, podendo ser utilizada por todos os tipos de empresas dentro da cadeia de alimentos. O grupo de trabalho que desenvolveu a ISO 22000 envolveu representantes de 14 países. Existe um grande interesse pelos estabelecimentos produtores de alimentos do mundo todo nesta norma. O grupo de trabalho teve a participação de organizações tais como o Codex Alimentarius, o Global Food Safety Initiative (GFSI) e a Confederação Européia da Indústria do Alimento e da Bebida (CIAA).

Esta norma pode ser dividida em 3 partes:

  1. Exigência para programas de pré-requisitos, incluindo BPF/ GMP e práticas de manuseio
  2. Requisitos para o sistema APPCC/ HACCP
  3. Exigência quanto à implementação de um Sistema de Gestão

Vantagens quanto ao uso desta Norma:

  • Foco no Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos
  • Pode ser usada por todas organizações da cadeia de alimentos
  • Possui os elementos da Segurança de Alimentos definidos pelo Codex Alimentarius
  • É uma norma auditável que pode ser usada por certificadoras e/ ou pelo próprio estabelecimento produtor de alimento
  • Permite que o controle de Segurança de Alimentos seja atingido através do plano de HACCP  e através dos Programas de Pré-Requisitos
  • Assegura que o processo usado para controlar a Segurança de Alimentos seja validado, verificado, implementado, monitorado e gerenciado
  • O formato da norma é o mesmo da ISO 9001 e da ISO 14001, tornando possível o desenvolvimento de sistema integrado.

Por que implantar a ISO 22000?

A segurança na produção de alimentos é o assunto de maior importância na cadeia de fornecedores da indústria de alimentos em todo o mundo. A ISO (International Organization for Standardization) desenvolveu uma Norma para a certificação de Sistema de Gestão da Segurança na produção de Alimentos. É uma oportunidade de adequação a uma norma de Segurança de Alimentos de aceitação internacional, que pode ser usada por toda a cadeia de alimentos, bebidas, ração animal, serviços de alimentação, embalagens e serviços como transporte e armazenamento.

5S

  • O Programa 5S é um conjunto de cinco conceitos simples que, ao serem executados, podem melhorar o ambiente de trabalho, a forma de conduzir as atividades rotineiras e o comportamento das pessoas.Podemos resumir os “5 sensos” como:

1º S

Seiri

Senso de

Utilização

2º S

Seiton

Senso de

Ordenação

3º S

Seisou

Senso de

Limpeza

4º S

Seiketsu

Senso de

Higiene/ Saúde

5º S

Shitsuke

Senso de

Autodisciplina

Projeto e layout arquitetônico para cozinhas e indústrias

Temos uma equipe multidisciplinar altamente capacitada para projetos arquitetônicos, memorial descritivo e serviços de planejamento para hotéis, Resorts, cozinhas industriais e indústrias de alimentos em geral. Nossa equipe inclui arquiteto, nutricionistas e engenheiros de alimentos, todos com mais de 15 anos de experiência.

Gestão de pessoas e Cultura de Segurança de Alimentos

Hoje em dia a tendência e o grande “X” de vários problemas é investirmos tempo e dinheiro em melhorar as competências do pessoal, que é o bem mais precioso de toda empresa.

Podemos ajudar através de treinamentos de liderança, trabalho em equipe,  consultorias personalizadas e diagnóstico para Cultura de Segurança de Alimentos, conscientização e Gestão de pessoas.

Temos uma equipe qualificada e experiente para ajudá-los também na Gestão de Pessoas da sua empresa!

E mais:

  • ISO 14001 – Sistemas de Gestão de Meio Ambiente
  • Boas Práticas de Laboratório e ISO 17025
  • BRC – Norma Global BRC para Segurança de Alimentos (BRC Global Standard for Food Safety)
  • POP – Procedimentos operacionais padronizados de acordo com a RDC 275 – ANVISA;
  • Rotulagem geral e rotulagem nutricional;
  • MASP – Método de Análise e Solução de Problemas, incluindo não conformidades.
  • IFS – International Food Standard para Segurança de Alimentos

Conte com a nossa equipe para serviços de consultoria, mentoria, auditoria e treinamentos, seja online, presencial e in company.

Entre em Contato

O que fazemos

Assessoria e Mentoria

Nossa Equipe de Profissionais está plenamente capacitada para orientar e assessorar em:
  • Avaliação e Qualificação de Fornecedores
  • Dimensionamento de tratamento térmico de alimentos
  • Gestão Ambiental
  • Segurança de Alimentos: BPF/GMP, APPCC/HACCP, Normas de Gestão de Segurança de Alimentos
  • Redução de custos e otimização de processos
  • Desenvolvimento de projetos industriais,  memoriais descritivos e layout industrial
  • Rotulagem de alimentos, incluindo rotulagem nutricional
  • Implementação ISO 9001 em empresas de qualquer segmento

Entre em Contato

O que fazemos

Treinamentos

Realizamos Cursos e Treinamentos, presenciais e online. Atuamos também com a modalidade de Cursos In Company, caso precise realizá-los junto com a equipe da empresa. Fale conosco.

Indústrias de alimentos:

  • BPF/ GMP para gestores – implantação, gerenciamento e auditoria
  • BPF/ GMP para operadores
  • POP – Procedimentos operacionais padronizados de acordo com a Resolução RDC 275- ANVISA;
  • APPCC/ HACCP de acordo com Codex Alimentarius
  • ISO 22000 ou FSSC 22000 – Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos
  • ISO/TS 22002 – Programa de Pré Requisitos reconhecido pelo GFSI
  • ISO 9001 – Integração do Sistema de Gestão da Qualidade com BPF/ GMP e APPCC/ HACCP
  • ISO 14001- Sistema de Gestão Ambiental
  • Legislação de Alimentos
  • Formação de auditor interno
  • Rotulagem de alimentos
  • Redução de custos em empresas de alimentos
  • 5S – Os Cinco Sensos ou 8S

Serviços de alimentação:

  • BPF/ GMP para restaurantes e cozinhas – para gestores de acordo com Resolução RDC 216 – ANVISA;
  • BPF/ GMP para restaurantes e cozinhas – para manipuladores;
  • POP – Procedimentos operacionais padronizados de acordo com a Resolução RDC 275- ANVISA;
  • APPCC/ HACCP de acordo com Codex Alimentarius;
  • ISO 22000 – Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos;
  • Conservação de Alimentos para serviços de alimentação

Temos sugestão dos programas e carga horária de acordo com cada empresa e seu objetivo declarado.

Entre em Contato Quero um Curso In Company

O que fazemos

Rotulagem e Regulatórios

  • Rotulagem Geral de Alimentos de acordo com a RDC 259 da ANVISA;
  • Rotulagem Nutricional (tabela nutricional) de acordo com a legislação da ANVISA -RDC 359 e RDC 360;
  • Dizeres especiais de rotulagem de acordo com INMETRO, ANVISA e MAPA;
  • Elaboração de rotulagem geral, rotulagem nutricional;
  • Elaboração de fichas técnicas;
  • Atualização de legislação mensal para sua empresa (cadeia de alimentos e bebidas) com os órgãos de competência (MAPA, ANVISA, MJ, INMETRO, MME)

Entre em Contato

Aprender e Atualizar Conhecimentos

Juntos!

Entre em Contato